Agindo rápido, quase todas as manchas podem ser limpas ou amenizadas
Trazendo um plus à decoração de ambientes, os tapetes tornam os lugares muito mais aconchegantes e charmosos. Porém, acidentes com comidas, bebidas e até mesmo com os pets podem acontecer, mas agindo rápido, quase todas as manchas e sujeiras podem ser removidas com soluções caseiras.
MANUTENÇÃO DA LIMPEZA
Mas antes: você limpa o seu tapete com que frequência? Sabia que é recomendado aspirá-lo ao menos uma vez por semana utilizando o aspirador no sentido dos fios? O uso da vassoura não é recomendado, já que levanta muito pó, o acumulando em outros lugares, fazendo apenas uma transferência de sujeira que pode acabar voltando para o próprio tapete. Se preferir, depois de aspirar você também pode passar um pano levemente úmido com água e amaciante para deixá-lo cheiroso.
Uma dica interessante para a conservação do seu tapete além da limpeza, é mudar sua posição ao menos duas vezes ao ano, para haver maior uniformidade no desgaste natural da tapeçaria.
O TRATAMENTO ADEQUADO PARA CADA TIPO DE MANCHA
Agora, e quanto às manchas? Confira o tipo de tratamento adequado para cada produto derramado no tapete, e não esqueça de sempre fazer testes de limpeza em uma pequena parte do objeto para evitar danos permanentes e de grandes extensões.
- VINHO TINTO
Talvez o acidente mais frequente nos tapetes: derramar vinho tinto. Embora seja um líquido com cor forte, agindo logo, é possível amenizar os danos.
- Para evitar que o líquido espalhe ainda mais, absorva-o com um papel toalha;
- Com uma esponja limpa e macia embebida em uma solução composta por uma parte de vinagre branco para duas de água, faça a limpeza do local com movimentos suaves, sempre partindo das áreas periféricas para o centro. Repita o processo com paciência até obter o resultado desejado.
- KETCHUP E MOLHO DE TOMATE
- Aja imediatamente retirando os resíduos com uma espátula ou colher;
- Em seguida, aplique uma solução de água e vinagre branco com uma esponja macia e movimentos delicados. A receita é uma parte de vinagre para duas de água;
- Limpe a esponja em água corrente e passe-a sob a superfície até que a mancha tenha sido removida. Seque com um pano limpo.
- CHOCOLATE E CAFÉ
Nada mais agradável que assistir um filme com um chocolate quente, ou acompanhar as notícias com um café. Caso aconteça de derramar no tapete, acompanhe a seguir o que pode ser feito:
- Mais uma vez, utilize o papel toalha para absorver o líquido do tapete;
- Misture produtos à base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com água morna, ou tente remover a mancha passando um pano limpo e molhado em água quente.
- ÓLEO OU GORDURA
- Prepare uma mistura de detergente neutro e água morna e aplique no local com uma esponja macia. Em seguida, seque com um pano limpo ou papel toalha;
Uma outra alternativa é aplicar bicarbonato de sódio, aveia ou serragem no local para absorver a gordura e depois retirar os resíduos com o aspirador de pó. Caso a mancha não suma, recomendamos procurar por serviços profissionais, pois o uso de tira-manchas sem conhecimento prévio pode causar danos permanentes ao seu tapete.
- URINA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
Os bichinhos de estimação podem decidir marcar território no seu tapete, e existe uma forma de retirar tanto a mancha quanto o odor causado pela amônia, formada pela decomposição microbiana da ureia. Para isso, o vinagre e a água oxigenada são dois ótimos aliados. Confira o passo a passo:
- O ideal é agir rápido e aplicar, com a ajuda de uma escova macia, uma solução composta por 50% de vinagre branco e 50% de água;
- Em seguida, prepare uma mistura com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e de detergente líquido neutro com duas xícaras de água oxigenada 30 volumes, aplicando sobre a área e esfregando suavemente;
- Deixe secar e remova os resíduos com aspirador de pó.
Obs.: em tapetes coloridos, faça um teste com a água oxigenada antes, pois ela pode manchar.
E aí, gostou das dicas? Quando precisar salvar o seu tapete de manchas ou sujeiras, é só vir dar uma conferida!